Gourmet Jr.

Como escolher a carne pro churrasco ou pra panela

Como escolher a carne pro churrasco ou pra panela

Confira as nossas dicas para garantir que o calor do verão possibilite um bom churrasco sem comprometer a qualidade das carnes!

Pontuação
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Curtiu? Clique sobre as estrelinhas e dê uma nota para essa receita.
Equipe Gourmet Jr.
dez/2018

Aquele combo que você respeita

Quem nunca fez essa conta: verão + fim de ano + férias = churrasco! O jeito número 1 de se alimentar enquanto se diverte dos brasileiros pode ser uma ótima opção para os pequenos também! Mas é muito importante prestar atenção ao comprar as carnes. Quer ficar mais tranquila na hora da escolha? Dá uma olhada nas dicas da nutri Fernanda Saccoletto!

Do frigorífico à geladeira

A primeira regra é: sempre olhe a validade da embalagem e siga a data de validade a risca! As carnes são alimentos que se contaminam fácil por isso não podemos dar bobeira.

 

Sempre que possível, compre as carnes em locais de confiança e limpos, de preferência com paredes de azulejo e pisos de cerâmica e que não tenha carnes frescas penduradas, nem muito amontoadas no balcão frigorífico. Além disso, é importante observar se cada tipo de carne está em um lugar diferente. Por isso, não é bom que bovinos, suínos e aves estejam misturados!

 

De forma geral, para escolher as carnes você deve apertá-las com o dedo. Se afundar e voltar ao normal, está boa para consumo. Se tiver cheiro forte, aí é alerta vermelho! É melhor elas ficarem bem longe do pratinho. E, se a opção for de carne moída, peça para moerem na hora, de preferência na sua frente. As compras são feitas no supermercado? Então, passe no açougue por último, logo antes de ir para o caixa.

 

Dê preferência para as carnes naturais, sem tempero. Além do risco de contaminação, pois elas tem que ser descongeladas e manuseadas, nem sempre dá para saber a quantidade de sal e quais os temperos que foram utilizados.

 

Assim que chegar em casa, coloque imediatamente as carnes na geladeira ou congelador. O ideal é até uma hora após a compra. Sempre descongele as carnes na geladeira, nunca em temperatura ambiente para não facilitar a vida das bactérias.

Carne bovina

A cor da carne bovina não é o melhor indicador, pois ela varia muito dependendo do corte e do teor de gordura. Por isso, fique de olho na validade e apure o olfato. Se o cheiro estiver ruim, não consuma! A gordura da carne pode variar de branca a amarela. Por isso, não é bom sinal se outra cor aparecer no pedaço.

Frango

Quando fresca, a carne deve ter coloração brilhante, sem odor forte. A gordura é amarela-clara, parecida com manteiga. E, se você notar excesso de líquido, manchas esverdeadas ou se a embalagem não estiver bem aderida ao produto, fuja!

Carne suína

Antes de mais nada, dê uma olhada no aspecto. A carne deve ser rosada com uma leve coloração de branca a acizentada. Além disso, deve estar firme ao toque, parecer úmida, mas não pegajosa, sem cheiro forte. Carnes como pernil ou paleta são mais escuras que o lombo. A gordura que fica do lado de fora da carne tem que ter uma cor branca cremosa e sem buracos.

Quer deixar esse churrasco ainda mais saboroso? Confira a receita abaixo com os melhores acompanhamentos!

 

Churrasco colorido

Aposto que você nunca pensou que um churrasco poderia ter tantas cores, né? Confira essa deliciosa receita que vai deixar a grelha ainda colorida e o papá mais saboroso.

Pontuação Postado: Por Equipe Gourmet Jr. - dez/2018
Churrasco colorido
Isso é tudo o que você precisa: carinho e dedicação

Modo
de preparo

Imprimir Download

*O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

Próxima publicação:

4 Receitas de Smoothie com iogurte que seu filho vai amar!

4 Receitas de Smoothie com iogurte que seu filho vai amar!
Scroll down para ver
Procurar: Receitas Publicações
X

Gourmet Jr.

faça o seu login

PT EN
Login Registrar Esqueci minha senha

Recuperar

Login Voltar
X

Gourmet Jr.

PT EN
Equipe Gourmet Jr.
X
Novas Receitas Receita