Gourmet Jr.

.

Como o esporte muda o cérebro das crianças?

Como o esporte muda o cérebro das crianças?

Corpo saudável e cuca fresca são alguns dos benefícios do esporte coletivo para as crianças. Confira a pesquisa americana que explicou melhor essa relação.

Pontuação
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Curtiu? Clique sobre as estrelinhas e dê uma nota para essa receita.
Equipe Gourmet Jr.
abr/2019

Todos nós temos uma área no cérebro chamada hipocampo que cuida da nossa memória e da resposta ao estresse. Há algum tempo, os cientistas descobriram que, quando essa parte está encolhida, há uma grande chances da depressão aparecer.

Mas tem uma pesquisa americana veio trazer uma boa notícia! Feita com 4.191 crianças americanas, ela mostrou uma correlação entre a participação em esportes coletivos e uma menor quantidade de casos de depressão em crianças entre 9 e 11 anos. Isso porque a turminha que fazia atividades físicas com regras e trocas sociais apresentaram um volume maior no hipocampo (aquela que aparece menorzinha nas pessoas com a doença).

 

Já se sabia do bem que os exercícios fazem para a saúde mental dos adultos, mas esse é um dos primeiros estudos que mostra também como eles mantém a cuca dos pequenos num bom lugar. E parece que os resultados são ainda melhores nos meninos.

 

De acordo com o professor Alcides Scaglia, a prática de esportes ajuda as crianças a desenvolverem habilidades também para a vida porque envolve questões como aprender a aprender, se relacionar com outras pessoas de forma ética, adquirir responsabilidades e saber o que é se envolver numa atividade que te dê prazer e qualidade de vida.

Exercitando o afeto

Além da atividade física, muito carinho e presença dos pais ajudam a evitar essa doença que atinge as crianças também. Como elas ainda estão no processo de entender suas emoções e nomeá-las, nem sempre é fácil fazer o diagnóstico. Por isso que a prevenção é uma das nossas melhores aliadas.

 

Aproveitar os momentos juntos é um bom jeito de você ver como seu pequeno está e também de fortalecer os laços entre vocês. Fazer pelo menos uma das refeições em família, caprichando na conversa e na atenção faz bem pra cabeça, pro corpinho e para o futuro da criança. De vez em quando, vale incluir o brinquedo que ela mais gosta como convidado especial para a refeição, um prato com uma apresentação caprichada ou uma música inventada sobre o papá que foi servido.

 

Selecionamos três receitinhas fáceis para economizar tempo na cozinha e sobrar presença em casa!

Procurar: Receitas Publicações
X

Gourmet Jr.

faça o seu login

PT EN
Login Registrar Esqueci minha senha

Recuperar

Login Voltar
X

Gourmet Jr.

PT EN
Equipe Gourmet Jr.
X
Novas Receitas Receita