O acordo para diminuir a quantidade de açúcar dos alimentos pode ser uma armadilha?

O combinado não sai caro

O Ministério da Saúde fechou um acordo com as indústrias brasileiras de alimentos e bebidas para reduzir a quantidade de açúcar que vai dentro das embalagens.

O objetivo é retirar mais de 144 mil toneladas de açúcar até 2022 de 5 grupos de comida industrializada: bebidas adoçadas, biscoitos, bolos prontos e misturas para bolo, achocolatados em pó e produtos lácteos . As metas de redução são diferentes para cada grupo, variam de 62,4% (biscoitos) até 10,5% (achocolatados) e eles não poderão substituir por outros tipos de adoçante. Tudo isso será feito sob o olhar atento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Doce dieta

Aqui no Brasil nós consumimos em média 80 gramas de açúcar por dia. Sabe qual é a recomendação da Organização Mundial de Saúde? 50 gramas! E os produtos industrializados são responsáveis por 28,8 gramas (36% do total). Nossa sugestão é não esperar a indústria fazer a diminuição! Tome o controle da alimentação de casa e já substitua algumas caixinhas pelos alimentos da feira!

É uma cilada?

A notícia parece boa demais, não é mesmo? Mas tem muita coisa a ser olhada com atenção aí, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Como o valor a ser reduzido foi calculado a partir do limite máximo de açúcar em cada um dos grupos, o exagero pode diminuir. Mas isso não quer dizer que chegaremos a um nível saudável de açúcar nos alimentos ultraprocessados. Aliás, também não significa que esse tipo de papá se tornará uma boa alternativa para os pequenos.

Vamos refrescar a memória? Os alimentos ultraprocessados possuem poucos nutrientes bons, além de açúcar e sódio em excesso. Ou seja, mesmo com as reduções feitas, a saúde não vai ganhar muito! Afinal, consumir açúcar em excesso está ligado ao desenvolvimento de diabetes, obesidade, problemas do coração e cáries.

Pensando em tudo isso, a gente vai repetir a dica de ouro do papá saudável: coma comida de verdade! Arroz, feijão, legumes e verduras são sempre as melhores opções. Para o lanchinho ou sobremesa, frutas ou smoothies são sempre uma ótima pedida!

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.